terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Encadernação artesanal passo a passo

Encadernação artesanal passo a passo 

                   Encadernação artesanal passo a passo 
Este é um texto que sem dúvida vai agradar muitas mamães por aí que ficam desesperadas naquela época de volta às aulas. Elas sabem quanto dinheiro é gasto em material escolar, isso sem falar no quanto é gasto para encadernar todos aqueles livros e cadernos. Pois muitas vezes os filhos querem algo mais personalizado, um trabalho mais especial em cima daquele livro que ele vai levar todos os dias ao colégio. Acompanhe aqui algumas dicas de como fazer uma encadernação artesanal que fica linda.

Instruções

A história da encadernação é algo bastante interessante. Ela começou na China e depois entrou na Europa. Era usada para encadernar documentos nas igrejas e universidades, e pelos monges que encadernavam seus próprios manuscritos. Naquela época eles encomendavam capas de madeira e até de ouro muito bem trabalhadas para dar o toque de devido valor e importância ao manuscrito.
Voltando ao material escolar. Há uma boa maneira de economizar dinheiro e ainda dar um toque pessoal todo especial ao material escolar do seu filho ou filha. Primeiro que você não precisa comprar os cadernos. Você pode fabricá-los. Isso mesmo. Primeiro, você precisa de um bloco de papel. Para isso compre um bloco comum de papel sulfite. Você pode dobrar a quantidade de papel ao cortá-lo na metade e por um em cima do outro. Dessa forma um bloco de papel sulfite pode render, dependendo, até três cadernos inteiros.

Depois você precisa escolher o material com o qual você irá encadernar o papel. O material usualmente escolhido é o papel reciclado. Ele tem uma boa consistência, o que dá equilíbrio ao produto e resistência. Por exemplo, se o caderno cair no chão, ele não ficará totalmente destruído.
Além disso o papel reciclado pode vir em várias cores e espessuras, o que te permite inventar na hora de criar sua capa e fazer coisas diferentes. Agora você precisa medir. Corte dois quadrados que sejam pelo menos três centímetros maiores em cada lado em comparação com as bordas o papel. Pegue uma fita vermelha que servirá para segurar as duas pontas da capa. Faça furos na extremidade por onde o laço passará e junte as capas através dos furos no papel e amarre a fita. A ideia é que a fita atravesse por todo o material, por isso não adianta muito que o caderno seja grosso pois desse caso apenas não será possível que a fita seja capaz de segurar tudo junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário